Pastor de Beauce, Beauceron ou Bas Rouge

 O Pastor de Beauce é uma das raças mais antigas de cães pastores das planícies da França, todos do mesmo tipo, com pêlo liso na cabeça e duro e curto sobre o corpo, cujas orelhas eram cortadas. Foram encontrados ossos de seus antepassados com mais de 2.000 anos, o que prova sua antiguidade. Originários da região de Brie, estes cães eram conhecidos no final do Século XIX como “Cão de Beauce”, “Beauceron” e “Bas Rouge”, (meias vermelhas), nome dado pelos criadores da época, devido às marcações vermelhas que apresentavam, especialmente nas extremidades das quatro patas. A pelagem era preta e fogo, mas existiam também cães cinza ou inteiramente pretos, e mesmo inteiramente fulvos.


Esses cães foram criados e selecionados, originalmente, por suas aptidões na condução e guarda dos rebanhos de gado. Posteriormente passou a ser usado também para guarda e como guia de cego e cão de polícia, tendo sido amplamente utilizado pelo exército francês durante as duas Grandes Guerras. 


O primeiro padrão oficial da raça foi escrito por Paul Megnin que, em 1922, fundou o Club des Amis du Beauceron.

O Pastor de Beauce é um cão de grande porte, sólido, rústico, possante, bem construído e musculoso, sem ser pesado. A semelhança de sua coloração com o Dobermann, apesar de ser mais alto e robusto do que ele, leva muitos a considerá-lo como seu mais provável antepassado.

A raça caracteriza-se pela obediência e inteligência. É um cão equilibrado, gentil, de expressão sincera, sem se mostrar agressivo, medroso ou irrequieto. Possui um forte instinto de proteção, sendo muito apegado aos donos apesar de sua índole mais independente de cão pastor. Como grande vantagem não possui o espírito altamente dominante comum a muitas das raças usadas na guarda. Devido às suas características, apresenta um ótimo desempenho em treinamentos específicos como cão de salvamento em escombros.




A pelagem é constituída por um pêlo raso sobre a cabeça; forte, curto, grosso, firme e deitado sobre o corpo. As nádegas e a parte inferior da cauda são ligeiramente, mas obrigatoriamente, franjadas. Apresenta subpêlo curto, fino, denso e felpudo, de preferência cinza rato, muito fechado e não aparece através do pêlo de cobertura.

A coloração dos pêlos apresenta dois padrões: preto e fogo e arlequim.

- Preto e fogo (preto marcado de fulvo), a coloração padrão (Bas Rouge):
 A cor preta é o puro preto, as manchas vermelhas devem ser da cor do esquilo. As marcações fogo ou vermelhas são distribuídas da seguinte maneira: pequenas manchas acima dos olhos; nas laterais do focinho; no peito; na garganta; sob a cauda; sobre os membros, desfazendo-se progressivamente para cima.

- Arlequim (azul mosqueado com fulvo): cinza, preto e fogo. A pelagem é dividida em partes iguais de cinza e preto, as manchas sendo bem distribuídas com, às vezes, mais preto do que cinza. Mesma distribuição das manchas fogo que na variedade preto e fogo.